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23

2011
 

O que acontece enquanto dormimos?

 

O sono é importante não só pelo descansar, mas por diversos mecanismos que ocorrem no corpo enquanto adormecemos. A melatonina é o hormônio secretado logo que a noite começa a aparecer, avisando ao corpo que está na hora de ir para a cama.

Durante o sono, que ocorre em 5 fases, acontece uma reorganização  e “arrumação” do corpo. Na 1ª e 2ª fases de sono, o corpo começa a ficar mais lento: a respiração, a pressão arterial, os ritmos cardíacos e a temperatura corporal diminuem. A 3ª e 4ª fases referem-se ao sono profundo, na qual o corpo se recupera do cansaço do dia a dia. Nestas fases, há a liberação de hormônios, recuperação das células e cicatrização da pele. Na 5ª fase do sono profundo (REM – Rapid Eyes Movement / Movimento Rápido dos Olhos), é onde ocorrem os sonhos, que reorganizam as memórias coletadas durante o dia, fixando as importantes e descartando as que não são interessantes.

Dormir bem é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Quando não dormimos as horas de sono necessárias, o desempenho físico durante o dia cai: a coordenação motora é comprometida, e a capacidade de raciocínio fica mais lenta. Os níveis de insulina também diminuem – em casos extremos de falta de sono, podem equiparar-se a de diabéticos – e a propensão para infecções aumenta.

Quantidade do sono de acordo com a idade

A quantidade de sono que precisamos por dia varia ao longo da nossa vida. Em geral, à medida que se envelhece, menos horas de sono são necessárias.

Bebês – dormem cerca de 18h por dia, das quais 8h são de sono REM, o sono mais profundo e ligado aos sonhos.

Crianças – precisam de cerca de 10 horas de sono por dia, mas não precisam mais dormir à tarde, como os bebês.

Adolescentes – precisam de cerca de 9 horas de sono por dia. Por causa dos hormônios liberados nessa fase, tendem a dormir mais tarde e ter mais sonolência durante o dia.

Adultos – a média de sono necessária nesta fase é de 8 horas de sono por dia, mas, como a maioria não consegue ter as 8 horas, a média é de 7 horas.

Terceira Idade – Nesta fase, diminui-se o tempo de sono REM e ele fica mais leve. Sendo assim, 6 horas são suficientes para um bom descanso.

Se você tem problemas na hora de dormir, é importante visitar um especialista para um diagnóstico. Mesmo insônias mais leves podem ser tratadas. A Paramédico disponibiliza diversos produtos para o tratamento de problemas do sono. Saiba mais notícias de saúde diariamente: visite nosso Facebook e siga nosso Twitter!

Com informações do Manual do Sono (Edição 011 / Ano 2011).

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