nov

25

2011
 

Pressão baixa pode ser considerada uma doença?

 

A pressão baixa ou hipotensão pode ser o indício ou não de uma doença. A queda de pressão pode indicar uma doença de maior ou de menor gravidade. Quem possui a pressão constantemente baixa não sofre de nenhuma doença, é saudável, desde que o nível seja aceitável, afirmam estudos.

A pressão arterial é baseada na força que leva o sangue do coração para todos os tecidos do corpo. Quando acontece uma queda brusca na pressão sanguínea, os tecidos não conseguem a irrigação necessária, causando sintomas no corpo como tontura, vertigem, suor frio, taquicardia, redução da consciência etc. Essa situação é denominada “choque”.

As quedas de pressão podem ser um sintoma indicativo de alguma doença, mas também podem ser causadas por outro motivos. Pessoas com problemas ou em situação de desidratação podem apresentar esse sintoma. A hipotensão postural também é uma causa conhecida, que ocorre quando as pessoas mudam subitamente a posição do corpo, causando sensações como tontura, visão embaçada e desequilíbrio.

A queda súbita de pressão e uma pressão baixa constante são situações diferentes. Portanto, outros sintomas como desânimo, falta de disposição e sonolência podem ser sintomas de outras doenças, que devem ser diagnosticados pelo médico. Mas tirar a pressão em casa é uma alternativa para controlar problemas ligados à pressão sanguínea.

A pressão arterial normal mais comum é de 120 x 80 mmHg (também fala-se  “12 por 8″). Mas também pode ser de  90 x 60 mmHg a 139 x 89 mmHg. Há ainda pressões de 80 x 50 mmHg e 150 x 90 mmHg, que podem ser consideradas normais, de acordo com o quadro clínico de cada pessoa.

Os aparelhos de pressão aneroides usualmente são os mas utilizados pelos médicos. São compostos de uma braçadeira e um manômetro para a medição. Já os aparelhos de pressão digitais são mais práticos e podem ser usados facilmente. Ao colocar no pulso e seguir as instruções, o aparelho faz a medição e dá os resultados na tela. Dessa forma, é possível sempre avaliar o nível da sua pressão e consultar o médico sempre que for preciso.

Em nossas lojas é possível encontrar os dois tipos de aparelhos de diversas marcas, como os digitais da Omrom e G-Tech e os aneroides da BIC. Visite uma de nossas unidades e continue nos acompanhando em nossas redes: Facebook | Twitter.

Com informações do ABC da Saúde. Imagens do Google Imagens.

* * * * * (6) voto(s).
  • Share/Bookmark
 

faça o seu comentário