• O que fazer quando sofro uma queimadura?

Você já deve ter ouvido falar que existem 3 tipos de queimaduras: 1º, 2º e 3º grau. Mas você sabia que dependendo do grau da queimadura, os cuidados a serem tomados são específicos e diferentes?

 

Fonte: <a href='https://br.freepik.com/fotos/viagem'>Viagem foto criado por wayhomestudio - br.freepik.com</a>

Quando sofremos uma queimadura de primeiro grau, significa que ela atingiu apenas a camada mais superficial da pele chamada epiderme. Normalmente, os locais da lesão ficam avermelhados e a dor é de moderada a intensa nos primeiros dias. Um exemplo bem comum, são as queimaduras de sol, podendo ocorrer até o “descame” da pele.

Para esses tipos de queimadura, o recomendado é colocar a região afetada debaixo da água fria por pelo menos 15 minutos e durante o processo de cicatrização, hidratar bastante o local com cremes ou pomadas apropriadas. 

 

Já para as queimaduras de segundo grau, significa que a lesão atingiu as camadas intermediárias da pele, chamada derme. Além de vermelhidão e dor intensa, é possível também que ocorra a formação de bolhas ou inchaço no local. A recuperação demora mais do que no primeiro caso e pode deixar cicatrizes ou marcas permanentemente. Nesse caso, o recomendado é realizar os mesmos processos descritos na queimadura de primeiro grau, porém, é importante que não estoure as bolhas e em caso de bolhas muito grandes, procure ajuda médica.

 

Nas queimaduras de terceiro grau, a lesão é bem mais grave do que as primeiras, chegando as camadas mais profundas da derme e podendo atingir nervos, glândulas, capilares sanguíneos e até músculos ou ossos. Nesses casos, além da dor intensa, o local pode ficar com bolhas, com a aparência esbranquiçada e o processo de cicatrização é necessário o uso de enxertos ou o apoio cirúrgico. Por isso, é necessário que no momento em que acontecer a queimadura, a pessoa procure ajuda médica para o uso de medicamentos e curativos específicos.

 

Independente do tipo de queimadura, é essencial que preste bem atenção no decorrer dos dias para observar a evolução da cicatrização e que tenha cuidado com o local, evitando tocar no mesmo com as mãos sujas. Dessa forma, é possível acelerar o processo de cura e evitar infecções. 

Postar um comentário

0 Comentários