Luz infravermelha na fisioterapia: qual a função?

 



É muito comum em atendimentos de fisioterapia nós vermos a utilização da luz infravermelha. Mas afinal, para que serve essa luz? Indicada para aliviar dores, aumentar a mobilidade das articulações, favorecer a cicatrização da pele e dos músculos, auxiliar no relaxamento muscular e em alterações na pele, a luz promove o aumento da temperatura no local onde irá ocorrer o tratamento. Com isso, ocorre a vasodilatação e sucessivamente, o aumento da circulação sanguínea.

As luzes atingem na pele uma profundidade que varia de 0,3 até 2,5mm, podendo ter a potência entre 50 e 250 W. Para alcançar os benefícios terapêuticos, o tempo de uso das luzes pode chegar até 20 minutos.

 Durante a aplicação da luz a pessoa deve estar sentada ou deitada em posição confortável. Para que possua um melhor aproveitamento, a luz deve estar diretamente incidindo sobre a área em tratamento, formando um ângulo reto que possibilita a maior absorção da energia.

Precisamos ainda, ao falar sobre a luz infravermelha, ressaltar que há contraindicações quanto ao seu uso, bem como seu uso por tempo prolongado, o uso sob feridas, ou ainda em casos de febre.

Postar um comentário

0 Comentários