• Mitos e verdades sobre cicatrização de feridas

 

Imagem: https://br.freepik.com/fotos-gratis/cicatrizacao-de-feridas_905782.htm#page=1&query=ferida&position=15

Sejam feridas pequenas ou aquelas mais delicadas e que necessitam de cuidados especiais, com certeza você já ouviu alguma história ou situação sobre a cicatrização delas. Porém, muitas são mitos, já outras verdadeiras. Confira abaixo alguns tópicos que vamos esclarecer agora se são verídicos ou não.


  • Quem tem diabetes pode ter dificuldade quanto o processo de cicatrização: verdade

Para os diabéticos com a glicemia desregulada, é comum que em caso de feridas, a cicatrização demore mais do que o normal. 


  • O tabagismo prejudica a cicatrização: verdade

A nicotina, substância presente em cigarros, reduz a chegada de oxigênio na célula, o que dificulta e/ou retarda esse processo.


  • Não é indicado o uso de soro fisiológico para limpar feridas: mito

O soro fisiológico é uma substância isotônica, ou seja, é um líquido que não causa lesões aos tecidos, reações alérgicas ou de sensibilidade no local afetado.


  • A alimentação influencia no processo de cicatrização: verdade

Alimentos industrializados e ricos em açúcares e gorduras podem dificultar ou retardar esse processo. Enquanto que alimentos ricos em vitaminas e proteínas ajudam na reconstrução da pele e na formação de colágeno. Em alguns casos, é necessário até ser feita a suplementação alimentar para a absorção de nutrientes ideais para o processo.


  • A ferida precisa respirar, por isso tem que ficar aberta: mito

Quando a ferida fica aberta e exposta, fica mais fácil de microorganismos como bactérias entrarem no nosso corpo através do machucado e podendo causar vários tipos de infecções. Por isso, é importante que todo trauma, seja ele grande ou pequeno, fique coberto com gazes, curativos ou band aids.


  • Qualquer tipo de curativo deve ser colocado nas feridas: mito

Para cada tipo de lesão há um tipo de curativo diferente. Com o modelo certo é possível ter mais sucesso quanto ao processo de cicatrização, por isso, ter a orientação do médico ou enfermeiro é essencial.



Gostou do conteúdo de hoje?

Não deixe de seguir a Loja Paramédico também nas redes sociais!

Postar um comentário

0 Comentários