• Quais os riscos da automedicação?

 

Imagem: https://www.freepik.com/free-photo/male-grey-will-pills-glass-water_3152725.htm


Você já tomou alguma medicação por conta própria ou por indicação de amigos ou familiares para aliviar de forma mais rápida alguma dor? Se sim, essa atitude se chama automedicação e caso feita de forma inadequada, pode trazer alguns riscos à nossa saúde.

No Brasil, cerca de 35% dos medicamentos são adquiridos nas farmácias por pessoas que se automedicam e com o acesso a internet, essa prática está se tornando cada vez mais frequente. De acordo com a Anvisa, os analgésicos, os antitérmicos e os anti inflamatórios representam as classes de medicamentos que mais intoxicam.

Mas quais são os principais riscos da automedicação? Confira abaixo.

Intoxicação: um dos maiores riscos quando se pratica a automedicação, pois como somos leigos não temos a dimensão de conhecimento para saber até que certo ponto aquele medicamento pode ou não causar reações alérgicas.

Negligência no diagnóstico: o mau uso pode agravar algumas doenças e esconder sintomas que podem gerar problemas no futuro. Quando você “cura” rapidamente algo que você não sabe o que é,isso pode se tornar uma bomba relógio para o seu organismo, onde a qualquer momento, o problema pode voltar ainda maior do que o inicial.

Resistência aos medicamentos: Alguns medicamentos como os antibióticos, quando são ingeridos sem prescrição médica e de forma excessiva, tendem a deixar as bactérias mais fortes e resistentes ao mesmo, dificultando a sua eficiência no combate delas, causando dependência do mesmo.


Combinação Inadequada: o uso de um medicamento pode anular ou potencializar o efeito do outro. O uso de maneira incorreta ou irracional pode causar, ainda, reações alérgicas, dependência e até a morte.

Com isso, podemos considerar que essa prática pode ocasionar uma série de problemas, dos simples aos graves. A lição que deixamos é sempre procurar um profissional para que o mesmo possa orientar corretamente o melhor remédio para cada caso.

Postar um comentário

0 Comentários